• camapimenta

A importância da boa noite de sono para a sua saúde

Você investe na qualidade do sono para melhorar o seu dia a dia e ter mais disposição?


alguém dormindo confortavelmente em sua cama
Como é bom dormir bem!

Dormir bem é tão importante quanto ter uma alimentação saudável ou praticar exercícios físicos: todos são essenciais para a melhoria da nossa qualidade de vida e bem-estar.


Uma boa noite de sono repõe as nossas energias e regula o nosso organismo para enfrentar uma nova jornada no dia seguinte.


Inclusive, quando investimos na melhoria do nosso sono, há também uma melhora significativa no nosso estado geral de saúde. Incrível, não é mesmo?


Vamos aprender mais sobre o assunto?


Entenda quais são as fases do nosso sono


Antes de falarmos sobre a importância das boas noites de sono para a saúde, precisamos entender como ele funciona.


O sono é composto por fases que se repetem durante à noite.


Em uma noite de sono bem dormida, acontecem de quatro a cinco ciclos de sono de aproximadamente 1 hora e meia cada.


Veja suas fases a seguir:

  • primeira fase: é a fase da sonolência e começa quando deitamos na cama para repousar. O corpo relaxa e começa a se preparar para dormir;

  • segunda fase: quando a temperatura corporal e a frequência cardíaca começam a diminuir. Nesta etapa, nossas ondas cerebrais ainda estão muito rápidas;

  • terceira fase: quando as ondas cerebrais ficam mais profundas e lentas. Essa fase é repetida até três vezes durante a nossa noite;

  • quarta fase: caracterizada por um sono muito profundo, entramos no estado REM - Rapid Eye Moviment, ou Movimento Rápido dos Olhos, quando grande parte dos nossos sonhos ocorrem. Os nossos olhos se movimentam muito rapidamente e há um aumento na intensidade das atividades cerebrais.


Os benefícios de uma noite de sono bem dormida


Convenhamos: quem nunca teve uma noite de sono mal dormida? Quando isso acontece, parece que levantamos mais cansados do que quando fomos deitar, concorda?


Temos lapsos de memória, irritabilidade e fadiga. Em outras palavras, parece que o dia não rende, pois isso atrapalha demais o nosso pensamento, aprendizado e raciocínio.


Nosso cérebro, assim como o resto do nosso corpo, consome energia para seu funcionamento, e uma boa noite de sono é tão importante para nosso bom pensar quanto para repor as energias do corpo.


Quando dormimos, regulamos os processos metabólicos e hormonais do corpo, eliminamos toxinas organismo e fortalecemos o sistema imunológico, além dos benefícios relacionados à recuperação muscular.


Confira 6 dicas para dormir melhor


Agora que você aprendeu quais são as fases do sono e os benefícios de dormir bem, vamos conferir algumas dicas para dormir melhor? Continue conosco:


1. Tenha uma cama confortável


Invista em um colchão apropriado ao seu biotipo, que atenda às suas preferências pessoais e que seja confortável. Os travesseiros devem ser escolhidos de acordo com seu colchão, seu modo de dormir e seu biotipo, para deixar sua cervical alinhada. Os lençóis e cobertores devem ser confortáveis e estarem limpos, para que tenhamos o máximo de relaxamento.


2. Prepare um ambiente aconchegante


Observe a temperatura do quarto. Ela precisa ser agradável para que você possa dormir bem, sem passar frio ou calor. Durante a noite, utilize lâmpadas de luz quente (até 3000 K), pois as faixas de luz que têm temperatura mais fria atrapalham a liberação da melatonina no corpo, deixando a mente mais alerta e concentrada.


3. Não vá para a cama sem sono


Uma das piores sensações é ficar rolando de um lado para o outro da cama e não conseguir dormir, concorda? Por isso, evite deitar na cama se não tiver sono. Tente ler um livro, planejar o dia seguinte, tomar um banho relaxante, meditar, ou passar um tempo de qualidade com a sua família.


4. Faça refeições leves à noite


O mais indicado é que você encerre as suas refeições pelo menos duas horas antes de dormir. Além disso, evite alimentos pesados e gordurosos, pois eles são de difícil digestão e isso prejudica o sono, pois nosso corpo estará investindo energia na digestão. Mantenha uma dieta leve e saudável, principalmente durante à noite.


5. Crie uma rotina do sono

Procure ir dormir e levantar sempre no mesmo horário — isso vale também aos finais de semana e feriados. Ao criar uma rotina, fica mais fácil para o organismo entender que aquela é a hora de esquecer todos os problemas e anseios e repousar por completo.


6. Tome um chá relaxante


Beber um chá quente antes de dormir ajuda a repousar melhor. Portanto, aposte em chás com efeito relaxante, como a camomila e a cidreira. Ah! Mas é importante observar: não beba chá-preto ou verde, pois eles contêm substâncias estimulantes.


Agora, é só dormir :)


Você gostou de aprender mais sobre a importância de boas noites de sono para a saúde? Se sim, aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e aproveite para marcar aqueles amigos que você sabe que têm dificuldades para dormir.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo