Conte para nós: você investe na qualidade do sono para melhorar o seu dia a dia e ter mais disposição? Saiba que dormir bem é tão importante quanto apostar em uma alimentação saudável, pois ambos são essenciais para a melhoria da nossa qualidade de vida e bem-estar.

Uma boa noite de sono é responsável por repor as nossas energias e regular o nosso organismo para enfrentar uma nova jornada no dia seguinte. Inclusive, quando investimos em uma rotina para dormir bem, há uma melhora significativa do nosso estado geral de saúde. Incrível, não é mesmo?

Vamos aprender mais sobre o assunto? Continue conosco!

Entenda quais são as fases do nosso sono

Antes de falarmos sobre a importância de boas noites de sono para a saúde, precisamos apresentar como ele funciona. O sono é composto por fases que se repetem durante à noite.

Portanto, em uma noite de sono bem dormida, acontecem de quatro a cinco destes ciclos. Confira quais são elas:

  • primeira fase: é a fase da sonolência e começa quando deitamos na cama para repousar. O corpo relaxa e começa a se preparar para dormir, então, o sono fica extremamente leve;
  • segunda fase: quando a temperatura corporal começa a diminuir, assim como a frequência cardíaca. Essa fase é marcada por ondas cerebrais muito rápidas;
  • terceira fase: quando as ondas cerebrais ficam mais profundas e lentas. Vale ressaltar que essa fase é repetida até três vezes durante a nossa noite; e
  • quarta fase: é marcada por um sono muito profundo, chamada de Rapid Eye Moviment, ou Movimento Rápido dos Olhos (REM), quando grande parte dos nossos sonhos acontecem. Os nossos olhos se movimentam muito rapidamente e há um aumento das atividades do cérebro.

Vale ressaltar que o sono pode não obedecer a essa ordem, pois as fases podem ser ordenadas a cada ciclo.

Confira quais são os benefícios de uma noite de sono bem dormida para a saúde

Convenhamos: quem nunca teve uma noite de sono mal dormida? Dificilmente encontraremos alguém, certo? Quando isso acontece, parece que levantamos mais cansados do que quando fomos deitar, concorda?

Afinal, apresentamos lapsos de memória, irritabilidade e fadiga. Em outras palavras, parece que o dia não rende, pois isso atrapalha demais o nosso pensamento, aprendizado e raciocínio. Entenda, a seguir, quais são os principais benefícios de apostar em uma noite bem dormida.

Previne a obesidade

Ao dormir, o organismo libera o hormônio responsável por controlar a sensação de saciedade (a leptina). Então, quem dorme pouco acaba sintetizando menos esse hormônio, resultando em mais vontade de ingerir calorias no dia seguinte.

Evita a depressão

Estudos apontam que quem dorme bem e consegue descansar tranquilamente, tem menos chances de ter depressão. Isso acontece porque, como vimos, há uma melhoria na qualidade de vida e na sensação de bem-estar.

Combate à hipertensão

Quando conseguimos dormir bem e chegar ao sono profundo, os níveis de pressão arterial melhoram. Quando isso não acontece, o organismo fica sempre em estado de alerta, elevando a pressão sanguínea durante a noite. Dessa forma há o risco de hipertensão.

Ajuda a melhorar a memória

Quando você tem uma noite de sono tranquila, levanta com mais disposição. Dessa maneira, retém melhor as informações. Isso acontece porque durante o sono há a síntese de proteínas que são responsáveis pelas conexões neurais. Elas ajudam a melhorar o aprendizado e a memória.

Melhora a aparência da pele

Ficar bonita enquanto dorme não é um sonho. Já é uma realidade! Isso acontece porque durante o sono e o descanso, você relaxa as expressões faciais. Inclusive, é o momento em que acontece a renovação celular. Além disso, se você dorme mal surgem olheiras e você fica com uma aparência cansada.

 

Veja 6 dicas para dormir melhor

Agora que você aprendeu quais são as fases do sono e os benefícios de dormir bem, vamos conferir algumas dicas para dormir melhor? Continue conosco:

1. Tenha uma cama confortável

Invista em um colchão apropriado ao seu biotipo, que atenda às suas preferências e que seja confortável. Os travesseiros também precisam ser bons, deixando a sua coluna alinhada. Da mesma maneira, os lençóis e cobertores precisam dar aquela sensação de te abraçar. Certamente, apostar em uma cama confortável fará total diferença na hora de repousar.

2. Invista em um ambiente aconchegante

Observe a iluminação e a temperatura do quarto. Elas precisam ser agradáveis para que você possa dormir bem, evitando distrações desnecessárias. Melhor ainda se você investir em luzes mais escuras (como as amarelas). Outra dica: experimente apagá-las e relaxar por alguns minutos antes de tentar dormir. Isso ajuda o corpo a entrar no ritmo do sono.

3. Não vá para a cama sem sono

Uma das piores sensações é ficar rolando de um lado para o outro da cama e não conseguir dormir, concorda? Por isso, evite deitar na cama se não tiver sono. Tente ler um livro, planejar o dia seguinte, tomar um banho relaxante, meditar, ou passar um tempo de qualidade com a sua família.

4. Faça refeições leves à noite

O mais indicado é que você faça as suas refeições pelo menos duas horas antes de dormir. Além disso, evite alimentos pesados e gordurosos, pois eles são de difícil digestão e isso prejudica o sono. Mantenha uma dieta leve e saudável, principalmente durante à noite.

5. Crie uma rotina do sono

Procure ir dormir e levantar sempre no mesmo horário — isso vale também aos finais de semana e feriados —. Ao criar uma rotina fica mais fácil o organismo entender que aquela é a hora de esquecer todos os problemas e anseios e repousar por completo.

6. Tome um chá relaxante

Beber um chá quente antes de dormir ajuda a repousar melhor. Portanto, aposte em chás com efeito relaxante, como a camomila, cidreira. Ah! Mas é importante observar: não beba chá-preto ou verde, pois eles contêm substâncias estimulantes.

Você gostou de aprender mais sobre a importância de boas noites de sono para a saúde? Se sim, aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e aproveite para marcar aqueles amigos que você sabe que têm dificuldades para dormir.